terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Curiosidades Sobre Sais, Óxidos, Bases e Ácidos:

 

Cada um dos compostos destes grupos recebe um sistema de nomenclatura dinâmica, baseado na composição da espécie em questão e no número de oxidação (Nox). 

Os óxidos e sais são, por vezes, os alvos principais da química inorgânica (uma vez que estão presentes em minérios, onde metais são extraídos). Os ácidos e as bases são, também, bastante pesquisados por apresentarem ampla serventia industrial e serem indispensáveis no cotidiano.

Os ácidos e bases não são encontrados em fontes naturais, mas são produtos fabricados pela indústria da química. Assim, na natureza não são encontradas em jazidas de ácido sulfúrico, de ácido clorídrico, de ácido nítrico, de soda cáustica, etc. Todos eles são fabricados industrialmente. Por outro lado, são inúmeros os sais encontrados na natureza, constituindo jazidas minerais.
Conheça algumas características de cada substância:

Ácidos - Os ácidos conduzem eletricidade e possuem sabor azedo, além disso, como já vimos, alteram a cor de certas substâncias. Os ácidos reagem com as bases, formando sais e água. Essa reação se chama reação de neutralização. Existe uma classe de ácidos muito perigosos, que se forem ingeridos podem levar o indivíduo à morte, são os chamados ácidos inorgânicos.

Bases – As bases também conduzem corrente elétrica, quando dissolvidas em água, tem sabor adstringente e diminui a salivação.  Assim como os ácidos, são indicadores de coloração.

Sais – Os sais possuem sabor salgado, conduzem corrente elétrica quando estão em solução e são sólidos. Reagem com ácidos, hidróxidos, com outros sais e com metais.

Óxidos – Os óxidos são usados em várias áreas e possuem diversas classificações.  Alguns óxidos conhecidos são o gás carbônico, a ferrugem, a cal, etc. Existem vários tipos de reações que envolvem os óxidos, eles podem reagir com a água formando ácidos ou hidróxidos, reagir com hidróxidos formando sais e água e há ainda os óxidos que reagem com ácidos, formando sais e água.
A química inorgânica está tão presente em nossas vidas quanto imaginamos, por isso é sempre bom conhecermos um pouco mais desse assunto, o que ela representa e como ela é utilizada para nosso bem.
Bibliografia: Projeto Didático de Pesquisa, editora Difusão Cultural do Livro, Vários Autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário